top of page

sobre mim

Arthur S. Oliveira (@artsoliv)

Olá. Sou Arthur S. Oliveira. Empreendedor, comunicólogo, fotógrafo, designer. Tenho criado e trabalhado com Artes, Comunicação, Fotografia e Design desde 2014.

Nasci em uma cidade na Microrregião da Chapada dos Veadeiros (norte do Goiás), passei alguns anos do início de minha infância vivendo em Palmas (Tocantins), e vivo em Brasília desde 2001. Adepto de cinema, fotografia, música, videogames, arquitetura, gastronomia, Apple, filosofia, moda, e tudo que envolve Arte, Ciência e Tecnologia em geral. Extremamente curioso e sempre interessado em obter novos conhecimentos, conhecer novas pessoas, culturas e lugares. Sonhador e perfeccionista, não fico satisfeito com "pouca coisa"; e não acho que isso seja um defeito, pois traz muita satisfação a mim e às pessoas ao meu redor — em relação a tudo: assim como eu exijo alta qualidade, faço questão de entregar alta qualidade.

Comecei minha jornada profissional em 2013, quando comecei a fazer trabalhos como designer no meu bairro em Brasília. Naquela época eu estava em “gap year” (período entre o Ensino Médio e o Ensino Superior).

Em 2014, ainda em gap year e ainda trabalhando como designer, eu fui introduzido à Fotografia — algo que eu já gostava, mas passei a levar a sério, com dedicação. No início era apenas um hobby, mas com o tempo, estudo e novas experiências, passou a ser também um ofício profissional.

Em 2015 eu ingressei no curso de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Naquela época eu não fazia ideia do que eu queria cursar no Ensino Superior; porém, após 2 anos de gap year e ter adquirido muitas experiências novas, eu precisava dar o próximo passo — mesmo que eu não soubesse exatamente o que eu queria. Eu escolhi Filosofia pois é um curso que poderia me dar uma boa base e complemento para qualquer área.

O curso de Filosofia foi uma experiência incrível em minha vida pois, além de me dar ótimas bases e me trazer maturidade, experiência e conhecimentos sobre diversas áreas, também me ajudou a decidir qual seria o meu próximo passo — ou seja, a indecisão não era mais algo presente. Creio que eu não poderia ter escolhido algo melhor para “tomar meu rumo”, pois obtive ótimos alicerces que apliquei, aplico e ainda aplicarei em minha vida pessoal e profissional. Dentro do curso, os meus focos eram Estética, Filosofia da Arte e Política.

Em 2016 eu fui introduzido ao mundo do Audiovisual, onde produzi um curta-metragem em parceria com dois amigos, e fiquei responsável pela Direção de Fotografia. O curta-metragem chama-se ‘Cinza’ e recebeu 3 prêmios no 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem do Instituto Federal de Brasília (IFB) – incluindo o prêmio de ‘Melhor Fotografia –, e se tornou o projeto mais premiado do festival.

Em 2019, com toda a bagagem que eu já tinha adquirido, ingressei no curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília (UnB), com habilitação em Comunicação Organizacional. A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília existe desde o início dos anos 1960, porém, com as especificidades da contemporaneidade, em 2010 foi criado o curso de Comunicação Organizacional, sendo – naquela época – o primeiro curso desse tipo na América Latina. O curso foi criado para atender às novas demandas de pessoas, empresas e instituições (públicas, privadas e do terceiro setor), domésticas e internacionais, em um mundo onde a tecnologia trouxe novos métodos mas também novos desafios. O curso foi avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação do Brasil.

Em janeiro de 2020 eu abri formalmente a minha empresa de Comunicação, Fotografia e Design.

Em 2021 eu produzi meu segundo curta-metragem, onde estive responsável pela Direção de Fotografia, Instrução e Direção de Arte.

Em 2022 eu tive a honra de fazer estágio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde fiquei responsável pelo monitoramento das redes sociais do tribunal. Estar no TSE em um ano eleitoral tão importante e fazer minha parte pela Democracia foi algo que eu classifico como ‘único’.

Em 2023, logo após finalizar o curso de Comunicação Organizacional, eu comecei a minha jornada no roteiro, produção e edição de meus próprios vídeos (dei um passo além da Direção de Fotografia e Direção de Arte), e tenho amado todos os novos conhecimentos e experiências que eu adquiri até agora. Eu já tinha estudado audiovisual na universidade, mas agora com mais experiências práticas, estou buscando novos horizontes. No que diz respeito ao meu futuro acadêmico, já sei qual será o meu próximo passo.

Também em 2023, prestei serviços de assessoria e consultaria a um parlamentar federal brasileiro pela primeira vez, e todos os resultados almejados foram alcançados de maneira absoluta e satisfatória.

Este é um resumo bem básico sobre mim, e existem muitas outras coisas nas “entrelinhas” — e coisas que, por motivos pessoais, não estão presentes na internet (pois eu prefiro exibir apenas para parceiros profissionais).

Estou sempre em busca de novas experiências profissionais que tenham algo a agregar, e que possam me tornar não apenas um profissional melhor, mas também uma pessoa melhor. Estou disposto a atuar principalmente com pessoas e/ou instituições que queiram trazer impacto social e mudanças positivas ao Brasil e ao mundo, e que valorizem uma boa educação, lealdade, originalidade, e que esteja buscando uma mente criativa, planejadora/gestora e solucionadora de problemas.

Estou disposto, disponível e aberto a negócios e oportunidades que estejam conectadas às minhas áreas de interesse e competências de minha formação acadêmica e profissional. Se você acha que eu posso lhe ser útil e lhe ajudar com algo, não hesite em entrar em contato.

educação (alma mater):

Universidade de Brasília (UnB)

Índice de Rendimento Acadêmico (IRA): 4.37
Média Ponderada (MP): 4.13
Nota: na Universidade de Brasília o IRA e a MP vão de 0 a 5

reconhecimentos e prêmios:

- Melhor Fotografia (IFB, 2016): pelo meu trabalho como Diretor de Fotografia no curta-metragem 'Cinza', de 2016, eu recebi o prêmio de 'Melhor Fotografia' no 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem do Instituto Federal de Brasília (IFB). Além deste prêmio, o filme recebeu outros dois prêmios, sendo eles 'Melhor Ficção' e 'Melhor Atriz', tornando-se o projeto mais premiado do festival.

- Melhor Ficção (IFB, 2016): prêmio de 'Melhor Ficção' no 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem do Instituto Federal de Brasília (IFB). No caso deste prêmio (Melhor Ficção), o prêmio veio para mim e para os outros envolvidos no curta-metragem 'Cinza', de 2016. Além deste prêmio, o filme recebeu outros dois prêmios, sendo eles 'Melhor Fotografia' e 'Melhor Atriz', tornando-se o projeto mais premiado do festival.

© Arthur S. Oliveira. All rights reserved. Content protected by copyright law. © Arthur S. Oliveira. Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido pela Lei de Direitos Autorais.
bottom of page